EXPOSIÇÃO

MENINAS DO BRASIL

“O que seria de nós se a narrativa de nossa existência fosse transformada em obra de arte?”

Fundamentada em profunda pesquisa sobre a mulher brasileira como foco de irradiação de cultura, a Exposição Meninas do Brasil é um desabafo de tantas mulheres pobres, negras e subjugadas pela sociedade. O objetivo é dar voz a essas mulheres que muitas vezes são silenciadas pela falta de oportunidades, abandono e exclusão social. Com oito anos de trabalho e pesquisa, o artista plástico Geraldo Lacerdine, ouviu as historias de mais de 80 mulheres por todo o Brasil. Comovido pelo teor existencial e universal de cada narrativa, decide transformar essas histórias em pinturas e assim, levar as vozes silenciadas pela exclusão aos ouvidos do mundo.

“Meninas do Brasil” é um pequeno recorte da realidade brasileira que o próprio Brasil muitas vezes, não quer ver: a profundidade do coração feminino que apesar da dor, luta para alcançar a felicidade. 

Os fragmentos de cada história se organizam em imagem, letras e som, formando um conjunto harmonioso à percepção estética que favorece o acesso direto às vidas dessas quinze mulheres brasileiras.

Autor 

Geraldo Lacerdine, nascido em Minas Gerais em 1977, formado em Comunicação, Filosofia e Teologia. É autodidata e abraçou a pintura como modo de expressar o mais profundo de si mesmo – “naquele lugar onde as palavras não abarcam os sentimentos, eu, incapaz de descrever verbalmente a minha nudez, simplesmente pinto, em cores e formas, a minha existência”. Preocupado com esse movimento existencial que o corroía, decidiu no ano de 2005 começar um estudo sobre seu próprio traço, pois passou a acreditar vorazmente que a arte é um modo de revelação e transformação da realidade. Desse modo, foi inevitável a síntese entre filosofia, teologia, comunicação e arte.

INSTAGRAM

@lacerdine Quem segue nosso insta sempre sabe das novidades primeiro! Então, siga e fique por dentro!